sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fisioterapia no peito


Fisioterapia (CPT) é uma técnica física de remoção de excesso de muco (expectoração) a partir das passagens respiratórias particularmente a partir de dentro dos pulmões de um paciente de modo a melhorar o processo de respiração. O principal objetivo desta técnica é o de mobilizar secreções, obstrução das vias aéreas claras, fortalecer os músculos respiratórios e aumentar o intercâmbio de gás, de modo a receber mais oxigênio pelo corpo. Este tipo de fisioterapia devem ser seguidas, sob supervisão de um médico em hospitais e clínicas ou sob a orientação de uma pessoa treinada em casa.

A secreção de muco é normal, em certa medida, a fim de humedecer os pulmões. No entanto, no caso de infecções pulmonares, existe a secreção anormal do muco que torna-se espessa em curso de tempo. Devido a doenças pulmonares e outras anormalidades, o corpo não consegue expelir as secreções através da tosse. Para tais condições, a CPT é prescrito, o que é eficaz para todas as faixas etárias - os recém-nascidos, crianças, adultos e idosos.

Fisioterapia Peito: Informações Básicas

CPT é mais comumente utilizado para pacientes que sofrem de fibrose cística para limpar a expectoração das vias aéreas. Os pulmões de pacientes tais secretar excessiva de muco que muitas vezes conduz a infecção e os danos dos tecidos pulmonares. CPT também é seguido por pessoas com doenças respiratórias tais como a bronquite, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crónica (COPD). Um paciente no pós-operatório que tem dificuldade na eliminação de escarro, naturalmente, também pode receber CPT. Tem sido um programa de cuidados importantes seguidos por pacientes submetidos à ventilação artificial para insuficiência respiratória.

A fisioterapia respiratória inclui giro (lado a lado), postural drenagem percussão ou vibração de tosse, peito e tosse controlada e exercícios de respiração profunda, que são feitas em combinação com outros métodos de tratamento, como terapia de nebulização, aspiração e medicamentos expectorantes outros. Vamos ver as técnicas comuns seguidos na CPT.

Drenagem postural: drenagem postural é um dos métodos importantes de CPT na qual o corpo é posicionado de tal maneira que, devido à gravidade, muco nos pulmões é drenado para a garganta onde pode ser facilmente removido.

Percussão: Refere-se a criação de vibrações por palmas ou batendo sobre a área do peito. Isso ajuda a soltar e quebrar as secreções espessas das vias aéreas. O muco é expelido afrouxado pela acção de pequenas estruturas semelhantes a cabelo chamadas cílios, que estão presentes nos tecidos epiteliais dos pulmões.

Tosse controladas: Controlada ou tosse assistida é uma forma eficaz de CPT. Ele quebra as secreções espessas e aumenta a pressão tosse para expelir o muco. É aconselhável não assistida tosse após a drenagem postural, para expelir as secreções.

Respiração profunda: A respiração profunda é outra importante método de fisioterapia respiratória, a vantagem de que é a expansão dos tecidos pulmonares e distribuição adequada de ar em todas as seções do sistema respiratório.

Pessoas com asma aguda, tuberculose, ataque cardíaco recente, costelas fraturadas, cabeça e lesões no pescoço e aqueles que passaram por cirurgia recente não deve ir para a fisioterapia. É de notar que a adequação da técnica CPT depende do estado de saúde do paciente em geral. Por isso, é aconselhável consultar um médico qualificado antes de realmente passar por um procedimento CPT. O médico irá examinar a saúde do paciente e recomendam uma técnica de CPT eficaz com base na condição física do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário